Início > Artigos, Literatura, Notícias, Pensamentos Aleatórios > Homenagem a José Saramago

Homenagem a José Saramago

Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é so um dia mais.

Hoje perdi um amigo, um grande amigo; um que me ensinou que a única defesa contra a morte é o amor. Que me mostrou que a melhor forma para se vencer obstáculos e aprender algo na vida é amando. Saramago me acompanhou durante várias noites; com suas entrevistas, suas crônicas, suas frases ou pelo livro de cabeceira.

Saramago também me ensinou que não é preciso haver travessões nos livros demarcando um diálogo, eles poderiam ser inseridos nos próprios parágrafos que o antecedem. Saramago fazia do seu jeito, e acreditava que as pessoas deveriam fazer do jeito delas.


Frank Sinatra – My Way

Somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não.

Ensinou que o meu pensamento é importante, tanto quanto o dos outros. E que você tem todo direito de se expressar, desde que com educação e respeito pela opinião divergente da sua.

Hoje derrubo lágrimas. Lágrimas de felicidade por ter tido a oportunidade de presenciar suas 35 obras, um Prêmio Nobel, uma difusão da língua portuguesa e sua dignidade e, infelizmente, lágrimas de tristeza por vê-lo partir.

Eternamente Saramago.

  1. junho 19, 2010 às 12:34 am

    Gostei da homenagem, Mateus! Eu tenho muita vontade de ler todos os livros dele, e ainda farei isso nos próximos anos.

    Os grandes autores não morrem, pois suas ideias continuam vivas em sua obra. E o que sobraria de um ser humano, se tirássemos todas as ideias dele? 🙂

    Concordo que é um ponto de vista ingênuo, mas que serve de ponto de partida para reflexões mais profundas e, possivelmente, reconfortantes.

  2. junho 19, 2010 às 10:46 am

    Olá, Guilherme.

    Fico muito contente que tenha gostado da homenagem; fiz ela com muito carinho e digamos como um agradecimento pelo que ele me ensinou com suas idéias/obras.

    Apesar de saber que suas obras e idéias serão eternas, fico muito triste por saber que ele não estará mais como pessoa física em nosso mundo. A nossa função agora é não deixá-lo cair no esquecimento como fizeram (até a Academia Sueca) com outro grande amigo meu, Carlos Drummond de Andrade e tantos outros amigos.

    Infelizmente sei que… esquecerão; e pouca importância será dada para esse nobre homem sincero e rude.

    Abraços.

  3. junho 19, 2010 às 4:37 pm

    Meu querido, o seu texto me arrepiou do começo ao fim.
    Que linda homenagem! Parabéns (mais uma vez).

    • julho 19, 2010 às 12:06 pm

      Eu quem agradeço sua visita sempre em meu blog e seus incentivos para continuar escrevendo. 😉

      Muito obrigado!!

  4. Iris Cristinna
    junho 22, 2010 às 10:16 pm

    Mateus um texto muito lindo, sei bem como são essas personagens que marcam nossa vida. Músicos, poetas, escritores ou simplesmente amigos que se vão, mas que deixaram muito.

    Beijo

    • julho 19, 2010 às 12:08 pm

      Iris, obrigado pelo comentário!

      Algumas pessoas deixarão para sempre sua marca. Bons músicos, bons poetas, boas pessoas, amigos, enfim… talvez esse seja o sentido da vida. 😉

      Abraços.

  5. mbernapp
    julho 17, 2010 às 11:00 am

    Mateus, parabenizo seu texto sobre tão nobre escritor….muito emocionante o video com ele asistindo ao filme “Ensaio sobre a Cegueira” ainda não tinha visto.
    Abraço.

    • julho 19, 2010 às 12:11 pm

      Muito obrigado pelo elogio!

      E realmente é incrível o vídeo dele assistindo “Ensaio sobre a Cegueira”, ele se emocionando, pensativo ao final… enfim, como você disse, emocionante.

      Abraços.

  1. junho 19, 2010 às 12:16 pm

Deixe um comentário

