Início > Artigos, Literatura, Pensamentos Aleatórios > “Meus oito anos” de Casimiro de Abreu

“Meus oito anos” de Casimiro de Abreu

Este poema do Casimiro de Abreu, poeta brasileiro da segunda geração romântica, traz consigo de uma forma simples, espontânea e ingênua, os “meus oito anos” (e de muita gente) de uma forma tão maravilhosa e nostálgica que declamar esse poema na frente de um espelho é “ganhar” o dia.

Oh! que saudades que tenho
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

Como são belos os dias
Do despontar da existência!
— Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
O mar é — lago sereno,
O céu — um manto azulado,
O mundo — um sonho dourado,
A vida — um hino d’amor!

Que aurora, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d’estrelas,
A terra de aromas cheia
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!

Oh! dias da minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
Nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
Eu tinha nessas delícias
De minha mãe as carícias
E beijos de minhã irmã!

Livre filho das montanhas,
Eu ia bem satisfeito,
Da camisa aberta o peito,
— Pés descalços, braços nus —
Correndo pelas campinas
A roda das cachoeiras,
Atrás das asas ligeiras
Das borboletas azuis!

Naqueles tempos ditosos
Ia colher as pitangas,
Trepava a tirar as mangas,
Brincava à beira do mar;
Rezava às Ave-Marias,
Achava o céu sempre lindo.
Adormecia sorrindo
E despertava a cantar!

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
— Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
A sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais!

Depois de lido e “declamado” a você, veja a declamação de Paulo Autran, um ator brasileiro de teatro, cinema e televisão que foi genial.

  1. junho 28, 2009 às 11:42 pm

    Mateus, parabéns pelos seus ótimos posts, como sempre.
    Esse poema é ótimo.
    Compensa a ‘tristeza’ de termos deixado os nossos oito anos.
    Abraços.

  2. julho 4, 2009 às 11:46 am

    Dri, eu quem agradeço a sua visita e seu elogio.

    Eu não sou um grande admirador da poesia romântica, principalmente a ufanista, confesso que alguns poemas chegam até me “irritar”, porém… alguns são lindos de se ler e pensar, mesmo que sejam utópicos.

    Nomais, Casimiro de Abreu foi genial em colocar os nossos oito anos de uma maneira tão única e especial. Ficou muito bonito! E como um admirador do Paulo Autran, sua declamação foi fantástica…

    Novamente, agradeço a visita e a leitura dos meus textos.

    Abraços.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

