Início > Artigos, Organizacao, Universidade > Organização estudantil: 3 dicas para se manter em dia na faculdade ou colegio

Organização estudantil: 3 dicas para se manter em dia na faculdade ou colegio

A um tempo atrás quando se falava em GTD que se trata de um método de gerenciamento de ações que tem como princípio tornar fácil e divertido o arquivamento, busca e recuperação de todas as informações relacionadas às tarefas que você precisa fazer no seu dia-a-dia era sinônimo de piada.

Alias, quando você é homem, querer ser organizado para tornar sua vida mais simples e melhor é motivo até mesmo de chacota na mesa com os colegas. 😛 No caso da mulher isso não ocorre, até mesmo porque a mulher por si só [a maioria] já é organizada.

Eu não pretendo com esse post falar dos prós e contras em se usar métodos GTD na vida pessoal, até porque o Efetividade já cumpre muito bem esse papel, mas direcionar meu conselho aos estudantes.

  1. Abusem das CORES: já foi verificado por pesquisadores que a cor VERMELHA ajuda na concentração e a cor AZUL libera a mente, então usem pelo menos para escrever as canetas pretas, azuis e vermelhas. Além disso é MUITO mais agradável e produtivo você ter que revisar a matéria em um caderno que está tudo organizado e bem escrito do que um que sequer você consegue entender a letra ou o tópico discutido.
  2. Utilizem AGENDA: pode parecer desnecessária, coisa de fresco e dezenas de adjetivos negativos, mas ajuda MUITO a não se perder no meio de tantos trabalhos e relatórios que você tem para entregar. Na faculdade eu vejo como um acessório essencial para deixar sua cabeça mais livre para coisas mais relevantes do que os dias que você precisa entregar suas listas. Eu já postei aqui boas agendas online, então a desculpa de ‘não querer gastar’ não cola.
  3. Bloquinho para rascunho: tenha sempre a mão um bloquinho de rascunho para anotar algo rápido como passar o telefone para alguém, anotar o preço de algo que você viu, etc. Se preferir, utilizar o post it pode ser melhor, já que você pode colar ele na capa da agenda ou do caderno.

Eu diria que com essas três dicas se consegue um bom rendimento nas aulas e poupa muito seu tempo, podendo aproveitá-lo para outras coisas interessantes, ao invés de ter que procurar “aquela” anotação importante que você não lembra onde colocou. 😉

Espero que ajude…

Abraços!

  1. Carol
    março 27, 2009 às 11:58 am

    Bom, vou ser rápida desta vez…
    hahaha
    Eu acho importante mesmo o uso da organização e concordo com você sobre os três itens. Só queria resaltar o que minha mãe me disse uma vez: “mulher não pode deixar de ter quatro coisas na sua vida: uma agenda,camisinha,uma caneta e o outro eu me esqueci” hahahahaha..Que droga! Perdeu a graça. Mas o que importa mesmo é o fato de não deixarmos de usar as “pequenas” coisas do dia-a-dia, pois são nas coisas pequenas que fazemos a diferença. E e claro que a minha frase vale para o homem também, principalmente na parte da camisinha.:P

    Muito bom o artigo

  2. Greiston
    março 27, 2009 às 3:31 pm

    Tento ser o máximo.. mas nunca consigo!!
    Sou perfeccionista, mas nunca tenho tanto tempo e paciência pra fazer do jeito que quero.
    São ótimas dicas.
    Um ponto interessante é que existem gadgets hoje em dia que fazem isso(agenda e bloquinhos). Um exemplo é o IpoTouch, mas o preço não é dos mais atrativos.
    Uma pessoa organizada vale por duas.
    Ah, com preservativos sou organizado. hahahahaha

    Abraços

  3. março 27, 2009 às 10:25 pm

    Carol, realmente organização é algo prioritário na vida feminina, entretanto na vida masculina ainda são poucos os que realmente procuram ser organizados. Tenho como base meus colegas de faculdade, que me tiram onda por eu usar agenda e utilizar cores em tudo o que eu escrevo de forma a destacar as partes importantes.

    É complicado…

    Quanto aos preservativos, homem tem obrigação de carregar; ao contrário do que o Papa fala é melhor usá-lo. 😉

  4. março 27, 2009 às 10:42 pm

    Greiston, o segredo para ser *organizado* é pegar o ritmo. Você estipula regras e começa a segui-las por duas semanas, de repente se torna uma “mania” e você nem percebe. Por exemplo, como estou morando sozinho, preciso conciliar além do horário de estudo o de faxina.

    No começo, achei que seria impossível e que eu não conseguiria, mas na primeira semana já consegui me adaptar: todo dia de manhã eu lavo a louça, as quarta-feiras eu varro toda a casa para tirar o pó, na sexta-feira eu arrumo toda a roupa que é para ser lavada no sábado enquanto eu faço a faxina geral e passo pano pela casa. Levo em média 6 horas de faxina (contando todos os dias da semana). Acho relativamente pouco, já que é muito mais gostoso você chegar em casa e ver tudo limpo.

    Hoje utilizar a tecnologia a nosso favor é o MAIOR diferencial. Como você bem lembrou dá para substituir dois itens dessa lista por apenas um: gadgets. Infelizmente, ainda não posso colocar uma dica dessas, pois no Brasil esses aparelhos são caros, mas imagine só quando tudo isso se popularizar, acredito que nossa qualidade de vida será bem maior; teremos ainda mais tempo para o ócio criativo, como chama o Demasi. 🙂

    Realmente, como você bem lembrou, uma pessoa orgnizada vale por duas e hoje isso está sendo um diferencial.

    E quanto aos preservativos… tem sempre que estar em dia, não é mesmo? Afinal, nem o Papa vai me convencer a não usar. 😉

    Abraços!

  5. Marcela
    novembro 10, 2010 às 11:18 am

    Todo tipo de organização só maximiza os objetivos de qualquer trabalho. Isso acontece não só com os alunos mas como instituições também, exemplo disso são as faculdades bem estruturadas que oferecem uma gama de opções para a obtenção e o sucesso dos objetivos. Exemplo disso são as faculdades aqui de Brasilia, na minha por exemplo, no IESB, a organização já é bem vista na hora da inscrição…isso dá muita segurança e você treina o seu olhar para você fazer o mesmo, dentro do seu campo de estudo. É importante, vale a pena prestar atenção nisso.

  6. Caio
    novembro 10, 2010 às 11:26 am

    São boas as dicas… Sempre tive muito preconceito em deixar colorido o meu caderno, mas as dicas acima conseguiram me convencer 🙂

  1. março 28, 2009 às 4:03 pm

Deixe um comentário

