Início > Artigos, Física, Matemática > Origem do metro, tempo e massa

Origem do metro, tempo e massa

Na semana passada eu tive uma aula introdutória de Laboratório de Física I e o professor recomendo que aqueles que tivessem interesse fizessem uma pesquisa sobre a “definição” e “surgimento” do metro como comprimento do tempo e da massa.

Apesar de ser definições e conceitos elementares que já se estudou (ou deveria ter estudado) no Ensino Médio, achei até uma aula importante por ser introdutória. Além é claro que uma pesquisa bem elaborada sobre esses conceitos nos remete a bons livros de Física Básica como do Moyses Nussenzveig entre outros.

Eu, particularmente, preferi utilizar o livro de Física Básica do Moyses e um livro antigo chamado Física do Jay Orear, portanto tudo o que vou escrever por aqui são idéias que consegui abstrair de ambos os livros. 😉

Metro (comprimento):

As definições de comprimento, área e volume são dadas na Geometria Euclidiana. O metro foi originalmente definido em função da distância do pólo norte ao equador, sendo a distância aproximandamente 10^4 Km ou 10^7 m (preciso urgente ver se tem como incluir LaTeX aqui no blog).

O metro padrão é a distância entre duas marcas feitas sobre uma barra de [liga de] platina que é guardada no Bureau Internacional de Pesos e Medidas na França.

Entretanto a natureza forneceu uma unidade de comprimento mais acurada que a distância entre duas marcas sobre uma peça de metal: o comprimento da onda de luz de qualquer linha espectral estreita. O metro padrão que se encontra na França foi calibrado em termos do número de comprimentos de onda de luz de uma certa linha espectral.

Tempo:

É um conceito físico e assim suas definições estão relacionadas com certas leis da física. A unidade básica de tempo usada no sistema métrico é o segundo que na verdade é 1/86400 de um dia solar médio (período de rotação da Terra precisa ser constante).

Massa:

Também é um conceito físico e precisa ser definido em termos de certas leis da física. No sistema métrico a unidade de massa foi originalmente definida com a quantidade de massa contida em 1 cm³ de água (temperatura e presão pré-estabelecidas).

Chamou-se esta quantidade de grama, logo a densidade da água é convenientemente 1g/cm³.

(**) Sistema MKS: Metro, Kilograma, Segundo
Sistema CGS: Centímetro, Grama, Segundo

Acredito que eu tenha feito um resumão que pode ser útil (eu espero!) para a galera do primeiro ano do Ensino Médio que está tendo um primeiro contato com a matéria. 😉

Anúncios
  1. davi
    abril 3, 2012 às 5:53 pm

    obrigado ajudou pra caramba

  1. março 18, 2009 às 11:38 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: