Início > Artigos, Computação, Física, Matemática > Um bom profissional para o mercado

Um bom profissional para o mercado

Surgiu um tópico na comunidade que a dúvida era sobre qual carreira seguir: Engenharia ou Física.

Não quero entrar no mérito da questão até porque ainda me acho incapaz para discutir assuntos desse naipe, pois nem se quer iniciei minha graduação, em outra palavras, não sai nem da fralda… quem sou eu para dar um conselho desses. 😛

Mas uma resposta que Butters — apesar de saber seu nome, vou tomar como partido que ele não queira ser revelado — deu ao jovem chamou MUITO minha atenção. Pois na minha forma de ver o mundo é o que penso ser um bom profissional.

Tentarei não modificar suas frases, só farei isso quando for necessário para tornar o texto mais claro. 😉

No mundo que vivemos hoje “o que faz a diferença realmente são suas habilidades e seu perfil como um profissional. Independente de qual carreira você escolher você deve ter os seguintes pré-requisitos caso queira uma boa colocação.”

Para isso “ser fluente em inglês é um pré-requisito e não mais um *diferencial* como antigamente. Como você está na América do Sul é de “bom tom” saber o espanhol” e, claro, “com o crescimento da China fica a dica também do chinês”. A questão é que hoje o “inglês e o espanhol se tornaram pré-requisitos” que facilitam na “peneirada”.

Outro de seus conselhos são para os inimigos da informática: “saber um pouco a mais do que o mínimo necessário em informática. Domine o Office; programas livres são excelentes e em teoria serial o ideal para todo mundo usar, mas a realidade não vai mudar o mercado que é dominado pela Microsoft”.

Tive a oportunidade de conversar com o ex-presidente da Johnson & Johnson e ele foi bem claro em dizer que a empresa procura por pessoas CRIATIVAS, que tenham habilidades além do seu curriculum e do muro da universidade.

Inclusive, o Butters coloca que “no mercado o pessoal gosta de coisas fáceis, que não dão trabalho e que se resolvem sozinhas com um “click de botão”. Você precisa ser capaz de passar informações portantes de forma rápida e acessível para quem garante seu salário!”. Já ouviram falar em fast food? É mais ou menos por ai…

A lei do mercado é: seja prático e eficiente quando necessário. Para usar outro exemplo do Butters, não adianta o cara saber escrever programas em C++ sensacionais sendo que ele era o único entendia; ou seja, trabalho dobrado já que ele tinha que “traduzir tudo” pro Excel. E, no mercado, tempo é dinheiro!

“Saber programar e usar pacotes matemáticos e estatísticos também é importante, mas no geral esses softwares só facilitam o seu trabalho com cálculos, mas no final você precisa ter o traquejo de saber falar e passar informações para “leigos”.”

“Outra dica importante: cuide da sua imagem. Sempre que puder compre roupas boas, tenha um terno razoável. Se você for em entrevista de emprego em uma grande empresa vá sempre de terno. Vá de terno mesmo em dinâmicas de grupo de programas trainee. O pessoal que gosta de muito $$ correlaciona muito sua imagem com sua vida profissional. Uma empresa tem como objetivo principal a VENDA de seu produto, portanto a IMAGEM para ela é importante, não tem como fugir disso, afinal o consumidor olha a aparência.

Mas tenha em mente que: A imagem chama atenção para você, mas o que vai te manter bem colocado numa empresa é seu conteúdo!

Seja uma pessoa extrovertida (porém sem exageros e sem piadinhas inapropriadas), seja comunicativo e saiba ouvir seus colegas e trabalhar em grupo.”

As dicas do Butters são extraordinárias e representam MUITO o que uma empresa procura hoje como um profissional qualificado.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: