Início > Artigos, Física, Viagens > Rio Claro: arrumando a mochila

Rio Claro: arrumando a mochila

Acredito que esse ano eu vou escrever com mais frequência no blog. Afinal, como agora já ingressei na Universidade, haverá um motivo a mais para escrever sobre aquilo que estou estudando no momento e sobre os erros que irei encontrar nesse meio do caminho; espero que seja tão divertido quanto estou imaginando que vai ser.

Nomais, como estou empolgado e ansioso pela faculdade; quero falar um pouco sobre a cidade que estou indo morar, sobre o departamento que irei estudar e colocar algumas fotos que achei no flickR.

A cidade que irei morar para estudar se chama Rio Claro. Eu nunca visitei ela, irei conhecê-la pela primeira vez na segunda-feira quando eu for fazer a matrícula na Universidade.

Horto, por Carlos Estima

Horto, por Carlos Estima

A cidade por estar situada na região de Campinas, integra uma micro-região em constante expansão econônimca; ela juntamente com outras cidades dessa região formam o maior pólo cerâmico das Américas. Além disso, para o desenvolvimento da vida cultural, a cidade comporta espaços como: museus, cinemas, teatro, bares, restaurantes, áreas de lazer. Por falar em áreas de lazer a cidade possui a Floresta Estadual Navarro de Andrade, antigamente conhecido como “horto florestal”, uma das maiores reservas de eucalipto do estado de São Paulo.

Horto Florestal, por Claudio

Horto Florestal, por Claudio

Rio Claro possui a Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) com amplo campus universitário e diversos laboratórios de pesquisas que é o local onde irei estudar. 😉

Meu curso fica no Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) sendo o departamento o de Física. Tirado do próprio site: “A primeira grande iniciativa do Departamento de Física ocorreu em janeiro de 1961, com o curso de Aperfeiçoamento em Física – Física dos Sólidos. Uma contribuição importante do Departamento de Física foi participar da tradução do volume II do projeto de ensino de Física PSSC, que, na década de 60, deu novos rumos ao ensino de Física no ocidente.”

A cidade também possui algo interessante: Aero Clube de Rio Claro, que tem o objetivo de incentivar a prática de aviação civil e desportiva, sendo considerado integrante das tradições nacionais no ramo aeronáutico. Isso para não falar da 2º Open Brasil de Balonismo realizado dos dias 25 a 29 de junho de 2008, sendo o maior evento competitivo de Balonismo realizado na América do Sul.

Balonismo

Balonismo

Se quiser conferir mais algumas fotos do evento [de Balonismo], recomendo visitar o flickr do Rodrigo Ono, Chavals, Marcio Ruiz, não conheço o pessoal, mas o pouco que visitei fiquei encantado com as fotos deles, recomendo.

Assim que eu chegar na cidade e tirar algumas fotos e dar uma ‘batida de pernas’, postarei qual foi minha impressão.

  1. fevereiro 6, 2009 às 8:29 pm

    Desejo boa sorte nesses novos passos e aguardo notícias!

    Abraços.

    • fevereiro 7, 2009 às 5:57 pm

      Olá, Olcyr. Agradeço pela consideração!

      Assim que eu estiver lá dentro e com internet, mandarei notícias.

      Abraços.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

