Início > Artigos > Globalizacao: influencia ocidental no padrao de beleza

Globalizacao: influencia ocidental no padrao de beleza

Em meados da década de 20, os Estados Unidos apresentava para o mundo um novo estilo de vida. Um estilo despojado em que o consumismo caracterizava a base de uma superprodução. E o novo padrão de beleza estava inserido neste “sonho norte-americano”.

Desde então, a sociedade estabeleceu que teria a profundidade de um pires; o que importa é a fachada, não o que se tem por dentro. Uma corrida em direção ao triunfo social, essa é a idéia.

A palavra que resume o padrão de beleza mundial é: marketing. O mercado não se importa com a ordem social a que ele irá atingir, muito menos quais serão as conseqüências a longo prazo, o que interessa é o lucro de hoje. Não importa se o produto é feio, se vender bem e todos comentarem, “atingimos” o objetivo.

Ha quem coloque que se tornar mais desejável, agradar mais e aumentar sua auto-estima são os únicos fatores que levam as pessoas a se deitarem em uma mesa de cirurgia (plástica) para corrigirem suas “imperfeições”. Entretanto, esses não são os únicos fatores; em mundo multipolar, o que se busca é ascender na hierarquia social. Não importa se para isso seja preciso ‘negar’ seus valores culturais e pessoais.

Se a palavra questionamento não for colocada em prática, chegará uma hora em que ela se perderá diante de tanta futilidade e as pessoas olharão no espelho e não irão reconhecer a si mesmas, pois tudo não passará de uma “máscara”.

O ocidente não tem um padrão de beleza único e nem deve ser espelho para as outras parte do mundo. Questionar esses padrões e aceitar a beleza natural de cada um é valorizar o ser humano em suas diferenças.

Deve-se lutar contra essa eugenia e mostrar que chegará um dia em que as “imperfeições” voltarão a ser almejadas, como o quadril largo já foi um dia.

Anúncios
Categorias:Artigos
  1. janeiro 22, 2009 às 10:20 am

    Confesso que tremi um pouco para comentar aqui, e não sei qual será sua reação, e espero sinceramente que este comentário não te cause transtornos.
    Poderia e vou comentar que você parece completamente mudado, embora seja perca de tempo certo…? ¬¬
    bem, deixemos o blah blah blah pra lá, eu comentei em seu deviant. ainda passa por lá?
    queria saber…mas bom, agora vejo que você está comercializando seus dons, entao não sei se realmente você poderia, mas pense acerca.
    Sem mais enrolaçoes : queria algumas dicas, pequenas dicas, no photoshop, se possivel, claro.

    se não for, ignore tudo isso, e me desculpe.
    obrigada pela atenção (claro, apenas se vc leu até aqui, óbvio)

    ah, e você está escrevendo maravilhosamente bem. *.*

  2. janeiro 22, 2009 às 10:25 am

    ah droga, como que apaga isso aqui ? o.0
    estava ligeiramente fora do ar. ignora, certo ?

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: