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Soma de termos

Esse é um assunto que considero muito bonito e que muitos alunos o julgam como “complicado” quando na verdade é algo que basta prestar atenção de onde veio a equação para tudo ficar claro. A matemática é uma linguagem, ela está ali para facilitar o seu pensamento e não o contrário.

O problema é que a maior parte dos alunos se prendem a “decorar” — em alguns casos sabem até a página do livro em que se encontra a equação (“fórmula”) — e esquecem de compreender o que a equação diz (informa). O exemplo mais nítido disso é com a soma de termos.

Em uma progressão aritmética, a soma de n termos pode ser obtida através de uma equação simples, porém que tem uma idéia que a maioria esquece de compreender.

Vamos partir de uma idéia simples da soma de cinco primeiros números:

S=1+2+3+4+5
S=5+4+3+2+1

É possível perceber que há um padrão com a soma dos números, por exemplo, olhe o que está em negrito. A soma obtida do número 6 se repete durante a progressão inteira. Agora somando os dois conjuntos S, obteremos:

2*S=6*5

Resolvendo a equação proposta, é possível obter que a soma dos 5 primeiros números é igual a 15 [S=6*5/2].

Interpretando o que resolvemos acima para algo mais “geral”:

S_n=a_1+a_2+…a_n-1+a_n (I)
S_n=a_n+a_n-1+…a_2+a_1 (II)

Perceberam que é a mesma coisa? Temos o mesmo fator — primeiro da progressão I com o primeiro da progressão II — a_1+a_n multiplicado pelos n termos da progressão. Ou seja, somando os dois conjuntos e resolvendo:

2*S_n=(a_1+a_n)*n
S_n=(a_1+a_n)*n/2

E veja que o a_1+a_n, pode ser também trocado por a_2+a_n-1 ; a_3+a_n-2 e assim vai, ele não é algo “intocável”.

🙂

Espero que tenha ficado claro.

Abraços.

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  1. Carol
    junho 22, 2008 às 11:00 pm

    Ahá!
    Eu li sobre sobre a soma de termos.
    Pois também concordo que aluno de Ensino Médio deveria ler..
    Mas…

    É bom saber de onde vem a fórmula, é mais fácil de lembrar quando você vê todo o caminhado formulado; e não são todos os professores que fazem isso!
    =/
    Beijos!

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