Início > Artigos, Computação > Conservando a bateria do seu notebook

Conservando a bateria do seu notebook

Seguindo um pouco o post anterior que falava sobre ‘como’ usar (ou não usar :-P) um computador, irei fazer uma espécie de “guia” sobre baterias de notebooks; como conservá-las melhor, aumentar sua vida útil, etc.

Passei um bom tempo “colhendo” informações, já que algumas vezes a explicação de um site contrariava o que outro [site] havia escrito. Não pretendo entrar na ‘chacota’, pois todos os artigos tiveram seus pontos fortes e médios (nenhum fraco). Então, vamos lá…

Ao contrário das baterias de NiMn e NiCd as de ions de lítio (Li-ion – mais usadas hoje) não causam efeito memória o famoso “vicio de bateria”.

Uma bateria tem uma vida útil que varia de 500 a 800 ciclos de carga/descarga, em média de dois a quatro anos de uso. É óbvio que o uso intenso — com carga/descarga — pode diminuir sua vida útil, em alguns casos fazendo a bateria ter [apenas] um ano de vida.

Um erro muito comum são as pessoas carregarem totalmente sua bateria e, em seguida, guardá-la para usar posteriormente. Acontece que a bateria perde a capacidade da carga de antes. E se acontecer da bateria ‘descarregar’ totalmente (descarga profunda) ela poderá se tornar irrecuperável.

Outro erro parecido com esse é deixar a bateria com apenas um restinho e guardá-la. Ao perder esse restinho, a carga poderá chegar a 0% o que nos remete ao ponto tratado no parágrafo anterior (descarga profunda). [Já vi recomendações de que as baterias devem ser carregadas até cerca de 50% antes de serem armazenadas.] E lembre-se, ficar retirando e colocando a bateria pode causar desgastes no contato entre a bateria e notebook, ocasionando “folgas” (espaços) entre a bateria e o notebook o que poderia gerar um mau-contato.

Outro conselho é não fazer carga/descarga todos os dias, porque você estará reduzindo os ciclos de carga da bateria, conseqüentemente você estará diminuindo sua vida útil. Muitos, inclusive eu, recomendam fazer a carga/descarga pelo menos uma vez por mês, isso quer dizer deixar a bateria chegar em 1% e colocá-la para carregar até os “100%”.

“Tudo bem, entendido! Mas como faço para reduzir o consumo de energia enquanto utilizo o notebook na bateria?”

Olha, essa é uma pergunta complicada, pois tudo depende de como será usado o notebook.

Mas eu diria que a melhor maneira para reduzir o consumo de energia é você criar o seu próprio esquema de energia.

Colocar a tela para desligar após um minuto de inatividade e modo de espera após três minutos pode ser útil, entretanto é preciso tomar cuidado para não priorizar a redução de energia e perder desempenho no sistema.

Se você estiver em um ambiente claro outra maneira para reduzir o consumo de energia é escurecendo a tela. Recomendo essa opção apenas para lugares bem iluminados, afinal vista cansada é “de matar” qualquer trabalho… Ah, e se você estiver em um ambiente em que não tem Wi-Fi, desabilite.

É isso… qualquer dúvida fiquem a vontade para perguntar.

Links: Matenha as suas baterias em boa forma , Como recalibrar a bateria do seu macbook ou Macbook Pro , Como melhor conservar a bateria do seu laptop

  1. Luis Antonio Valadares
    dezembro 14, 2008 às 9:34 am

    Olá, a suas explicações foram as mais objetivas, mas mesmo assim não encontrei a fadada pergunta: uso direto no meu escritório (em cima da mesa) , devo retirar a bateria quando estiver ligado sempre a tomada ??

    Abraços e grato antecipadamente pela resposta.

    Luis

    • janeiro 9, 2009 às 11:55 pm

      Luis Antonio, não é necessário. Eu também uso o notebook na tomada na maioria das vezes e não fico retirando a bateria só por causa disso.

      O que eu faço é o seguinte: pelo menos uma vez por mês (ou duas) eu utilizo na bateria e deixo chegar em 5% de carga ae coloco novamente na tomada e deixo recarregar. Dessa maneira diminui os possíveis riscos. 😉

      De qualquer forma, use seu notebook sem neura.

      Abraços e desculpe pela demora.

  2. Yan
    fevereiro 8, 2009 às 5:59 am

    Olá … uma dúvida . É normal a bateria , estando o note desligado, realmente desligado, perder carga ? Por exemplo. O aparelho foi desligado com 100 % de carga na bateria . Ele passou um dia desligado e , ao liga-lo no dia seguinte , ele estava com 95% de sua carga. O note é novo e está com uma semana de uso.
    Grato.

  3. fevereiro 8, 2009 às 9:50 am

    Olá, Yan.

    É perfeitamente normal acontecer isso, justamente por causa disso é que não se deve guardar a bateria o notebook com menos de 10% da carga, pois ao descarregá-la totalmente isso pode ser prejudicial, pois pode tornar a bateria irrecuperável.

    O fato da bateria descer para 95% e depois voltar a recarregar é justamente para evitar que ela fique em sempre 100% de forma a evitar possíveis problemas; a Apple por exemplo sempre deixa em 99% de uso da bateria, nunca 100% justamente por causa disso.

    Pode ficar com a cabeça fresca que isso é normal.

    Obrigado pela visita e qualquer dúvida pode perguntar.

    Abraços.

  4. Yan
    fevereiro 8, 2009 às 5:19 pm

    Mateus, agradeço muito pela ajuda ! Valeu mesmo !
    Levei um susto quando liguei o note e percebi que começara a carregar a bateria . Mais ainda quando vi que ela estava em 95% da carga já que ele havia sido desligado com 100% de carga !!
    Deixei-o desligado ate agora. Liguei para testar a bateria com alguns programas ( everest, mobilemeter e NHC -notebook hardware control ) que indicaram nao haver perda alguma na bateria. Durante estes testes usei a bateria e consumiu 2% da carga . Conectei o adapatdor AC e o sistema informou nao estar carregando pois está com 98% da carga. Acho que entra em ação quando atingir os 95%.
    Estou com a pulga atrás da orelha com este note pois ele veio com a bateria instalada e o hd particionado. Achei estranho e tenho suspeitas de que ele tenha sido devolvido à loja por algum motivo. Mas algumas pessoas que o compraram disseram-me que no note deles a bateria veio instalada e outros, que o hd veio particionado.
    Estou testando o note pois ate amanha devo decidir se devolvo ou não !
    Mais uma vez agradecido pela sua atenção !
    Forte abraço !

    • fevereiro 25, 2009 às 5:32 pm

      Opa, eu quem agradeço pela sua visita ao blog. 😉 Precisando fique a vontade de perguntar…

      Abraços!

  5. lai
    março 27, 2009 às 9:10 pm

    olá pessoal,

    eu comprei um notebook pela internet. ao receber eu fui testar e liguei pela a primeira vez sem colocar a bateria. e apareceu que ocorreu um erro fatal.

    O que fazer agora?
    alguem pode me ajudar!!!
    O que isso pode ter causado no meu notebook? e se tem forma de recuperar?

  6. março 27, 2009 às 9:55 pm

    Olá, Lai. Primeiro, obrigado pela visita! 😉

    Quando você ligou o computador sem bateria, imagino que ele estivesse plugado na rede elétrica, portanto não haveria qualquer problema. Partindo do pressuposto de que você apenas colocou o adaptador AC na tomada e plugou no seu notebook sem bateria, ele teria que ter ligado normalmente, sem erro algum.

    Tanto eu quanto outros colegas já usamos o notebook sem a bateria plugado na rede elétrica, portanto acredito que o problema no seu notebook seja outro, então minha recomendação é que se estiver ainda na garantia, peça para trocar, pois provavelmente ele está com algum problema.

    Abraços!

  7. Yan
    março 28, 2009 às 5:13 am

    Bom dia !
    Lai.. eu ja tive problema parecido. Isso aconteceu com o meu primeiro PC ! Nossa ! Que susto levei !! Nao sabia o que fazer . O coração disparou … Ligo o micro e … TELA AZUL !! ERRO FATAL !!!! Como o micro era novo, primeiro dia em casa, liguei pro suporte técnico. Perguntaram: Ligou de novo ? Eu não !!! O erro foi fatal !!! Entao insistiram…liguei a máquina e ela funcionou anos e anos !! As vezes isso é pane do sistema operacional que não carregou algum arquivo.
    Se a pane persistir , lembre-se que vc tem 7 dias para trocar o aparelho. Isso se vc comprou em uma loja. Se for de terceiro ou note usado, sugiro entrar em contato com o vendedor e desfazer o negocio pois existe o risco do note estar mesmo com problema e nao ser o sistema operacional.
    Abraço !
    E aí Mateus … tudo bem ?
    Espero que nao se importe com minha opiniao !
    ABração !

  8. março 28, 2009 às 8:21 am

    Bom dia, Yan! Por aqui está tudo ótimo, espero que por aí também. 😉 É claro que não me importo em você comentar, alias é isso o que eu quero; várias pessoas trocando idéias sobre os assuntos que coloco por aqui. Acho isso MUITO interessante e produtivo e os blogs são para isso mesmo…

    É sempre muito bom quem está passando por um problema como o do Lai ter o “conforto” de ler sobre alguém que também passou por algo semelhante, inconscientemente acaba sendo uma “ajuda” muito valiosa.

    Suas dicas foram muito boas, espero que o Lai consiga resolver o problema e coloque aqui para nós que tudo está ‘ok’. 😉

    Abraços!

  9. jorge piccoli
    maio 19, 2009 às 2:49 pm

    ola.
    após várias leituras na web sobre bateria ainda estou com duvidas;
    Uso normaaté lmente em casa. Devo mante-lo na tomada sempre.
    É melhor retirar da tomada a noite.
    como a bateria descarrega se o note fica fora da tomada, até quanto posso deixar a carga baixar para ligar na tomada de novo sem fazer descarga até 1% e perder um ciclo. obrigado

    • maio 19, 2009 às 6:57 pm

      Jorge Piccoli, deixa eu ver se compreendi sua pergunta; você quer saber se pode usar normalmente em casa na tomada mesmo com a bateria?

      Se essa for sua dúvida, sim, pode. Nesse exato momento estou escrevendo de um notebook que faz aproximadamente 3 semanas que está ligado na energia. 😉

      O que eu recomendo é que você utilize o notebook normalmente sem neura, mas pelo menos uma vez por mês utilize ele fora da tomada apenas com a bateria, para não deixá-la totalmente inativa. Use o notebook até 1% (ou pelo menos até ele apagar) e em seguida deixe-o carregando até 100% — faça isso uma vez por mês ou a cada dois meses.

      Abraços.

  10. jorge piccoli
    maio 19, 2009 às 11:29 pm

    Obrigado amigo.
    Outra pergunta se o note fica fora da tomada e quando ligo está com bateria baixa, com quanto de carga devo ligar na tomada ou esperar até 1%.
    Abraço

  11. maio 20, 2009 às 7:51 am

    Jorge Piccoli, como as baterias hoje são feitas de litio elas não possuem efeito memória.

    Ou seja, se você usar apenas 50% da carga da sua bateria você não precisa esperar ela chegar até 1% para carregá-la, você pode ligar normalmente na tomada com 50% e deixá-la chegar até 100%.

    A minha recomendação é que uma vez a cada dois meses pelo menos você use sua bateria até os 1 ou 2% e deixe depois carregá-la até 100%. 😉

    Abraços.

  12. vicente
    maio 21, 2009 às 10:27 pm

    Ola!!!Estou com um serio problema!!!O meu notebook é novo e esta “caindo hd”.Exemplo:Ele agora esta com 196 de hd,amanha sem eu ter instalado nada e baixado nenhum tipo de programa o hd vai pra 190!Qual sera o problema,pois estou perdendo muito hd!!!Um grande abraço!!!

    • Yan
      maio 22, 2009 às 4:19 am

      Vicente … pode ser algum tipo de virus, arquivos temporários que sao gravados ate mesmo quando vc navega na Internet ou arquivos da restauração do sistema gerados pelo proprio Windows . Soluçoes: 1- Instale o Ccleaner e mande ele fazer uma limpeza no sistema- 2 Desabilite restauração automatica e ative novamente. Serão apagados os dados antigos e criado um novo ponto pra sua segurança. 3 – Mude seu anti virus, experimente o AVira e o Spyware terminator.
      Depois nos diga se houve melhora. Abraço.

    • maio 22, 2009 às 6:42 pm

      Olá Vicente, agradeço sua visita ao blog.

      Infelizmente essa semana estou quase sem tempo de postar aqui no blog, para ser sincero, estou sem tempo para muita coisa.

      Enfim, espero que a ajuda do Yan (agradeço novamente pela postagem) possa resolver seu problema. Eu acho que seria a única coisa que eu conseguiria pensar no momento para a solução do seu problema, entretanto se mesmo assim você não conseguir resolver, poste novamente que irei procurar me informar melhor sobre esse problema.

      Abraços.

  13. Eduardo
    junho 11, 2009 às 2:44 pm

    olá a todos.

    Bom, é a minha 1ª vez nesse blog e venho tirar uma dúvida com vcs.
    Eu acabei d comprar 1 note hp usado, ele veio com uma fonte universal, até ae tudo bem. O problema é q eu vi no campartimento da bateria do note q a entrada d energia deve ser d 18.5v, mas como a fonte é universal ela só fornece como saída nº inteiro, ela vai do 12 até 24v d saída. Ae é q tá, a fonte veio com a chave seletora indicando saída de 18v (pois depois do 18 já vai direto pro 19v) mas o note indica q a energia d entrada deve ser d 18.5v. Será q isso não tá causando nenhum problema pra bateria???
    Ou seria melhor eu comprar uma fonte q forneça a saída d energia específica pro meu note???

    Desde já agradeço pelas respostas.

  14. Eduardo
    junho 20, 2009 às 7:07 pm

    ha, lembrando q a bateria do note tá durando no máximo meia hora…

    • junho 20, 2009 às 11:35 pm

      Eduardo, estou procurando informações sobre esse seu problema para tentá-lo ajudar melhor, entretanto a minha recomendação inicial é que se use uma fonte própria para seu notebook, mesmo sabendo que isso acaba sendo em alguns casos inviável com o preço de uma fonte dessas.

      A questão é que a bateria precisa receber a quantidade de carga exigida e se a fonte universal não oferece o que ela precisa, você força ela a trabalhar numa taxa inferior ao que ela precisa o que acaba prejudicando.

      Só preciso confirmar isso tudo que estou falando, ou seja, antes de bater o martelo nisso que estou falando, estou tentando procurar fontes confiáveis para eu ler sobre isso.

      Postei aqui para você não achar que estou “passando reto” pela sua dúvida.

      Nomais, de repente alguém poste solucionando sua dúvida…

      Abraços.

  15. Yan
    junho 21, 2009 às 5:00 am

    Bom dia , pessoal !
    Eduardo, como o Mateus, o ideal é usar a fonte original mas isso nao significa que nao possa estar usando uma genérica desde que ela atenda as necessidades do note . Nao é so a voltagem que é importante !! Vc precisa olhar tambem a corrente que ela fornece e o que o note exige. Geralmente as fontes genericas fornecem uma corrente diferente para determinada voltagem. Ex: possa ser que para 18V ela forneça 4A e, para 19 acima , apenas 2,5A. Tem que ver isso e confirmar a necessidade do note. Eu aconselho a vc ajustar a fonte para 19V ja que o seu note usa 18,5V mas lembre-se, tem que ver a corrente que ele precisa. Se vc nos enviar o modelo do note, ira facilitar para te ajudarmos. Fique tranquilo que esses 0,5V a mais nao lhe causarão problema.
    Quanto ao fato da bateria durar apenas meia-hora. Como o note é usado possa ser que ela esteja com problemas. Use um programa chamado Everest e faça um diagnostico. Ele irá te mostrar a capacidade da bateria. Depois vc posta aqui o que encontrou.
    http://superdownloads.uol.com.br/download/134/everest-ultimate-edition/
    E aí Mateus… como estão as coisas ?Pelo jeito muito trabalho !!! 🙂 Abração e bom domingo !

  16. julho 5, 2009 às 10:48 am

    Yan, obrigado por estar ajudando o pessoal com as dúvidas. 😉 Fico contente em ver essa participação.

    Só queria saber se nosso amigo resolveu o problema, espero que sim.

    Nomais, por aqui as coisas estão um pouco corridas; final de semestre é aquela correria na faculdade, mas logo eu entro de férias e vou ter um pouco de descanso ao lado das pessoas que gosto.

    Abraços, e novamente, obrigado pela participação.

    P.S.: Qualquer crítica e sugestão fique a vontade para me mandar e-mail.

  17. Andrey
    setembro 19, 2009 às 10:00 pm

    Olá amigo, estou com uma dúvida semelhante a do Yan.

    Comprei a pouco tempo um note HP-compaq e sempre o uso na corrente elétrica, mantendo portanto a bateria a 100%. Quando vou ligá-lo no dia seguinte, o indivador me mostra 95%, mesmo ele não tendo sido ligado. Se eu passar alguns dias (cerca de três) sem utilizá-lo, ele chega a mostrar 87% no incício! A pergunta pode parecer semelhante, mas isto é realmente normal?? Um abraço.

    • setembro 20, 2009 às 10:09 pm

      Olá, Andrey.

      Usar o notebook na tomada não há problemas, eu também faço isso, o que se deve ter em mente é que depois de um tempo é bom usá-lo até o limite da bateria para poder dar uma “acordada” nela. 🙂

      Entretanto, como eu [acho que] disse anteriormente algumas pessoas optam por tirar a bateria e guardá-la e é nisso que eu recomendo a pessoa deixá-la carregada em 100% antes de guardar, pois a bateria faz isso que você mesmo citou ela descarrega sozinha e se ela zerar totalmente… há grandes chances de perdê-la.

      No seu caso, acho muito estranho a batera descarregar tanto em tão pouco tempo. No seu lugar se tivesse na garantia eu arriscaria a troca. Ela descarregar um pouco é normal — fiquei fora 3 dias e não pude levar o note, hoje quando liguei ele tinha descarregado 5% –, mas desse tanto seu, acredito que não.

      Espero ter ajudado. Qualquer coisa, posta com mais detalhes… será um prazer ajudá-lo.

      Abraços.

  18. Thiago
    janeiro 17, 2010 às 11:23 am

    Prezado, estou com o mesmo problema do rapaz, comprei um sony vaio temuma semana, e cada vez que desligo e deixo fora da tomada com 100%…

    em cerca de 8 horas ele ja perde 5% de carga, DESLIGADO!

    isso é normal, nao pensei que essa perda fosse tao grande assim!

    • março 17, 2010 às 2:36 pm

      Thiago, essa perda não é tão grande se for considerada ao longo de dias com a bateria fora do notebook, entretanto eu não acharia normal se a cada 8 horas minha bateria perdesse 5% da carga, isso sim seria estranho, já que em aproximadamente uma semana sua bateria estaria com 0% de carga.

      Eu sei que o descarregamento é normal, mas acho esse número muito alto se levado em conta que a cada 8 horas 5% da carga ‘desapareça’.

      Enfim, vou procurar saber mais a respeito e coloco algo mais por aqui.

      Abraços e desculpe pela demora na resposta.

  19. samuel
    junho 2, 2010 às 2:19 pm

    Olá… Boa tarde…

    EU QUERIA TIRAR UMA DUVIDA.. EU COMRPEI UM NOT DA POSITIVO E DEIXEI CARREGANDO 24H, QUANDO LIGUEI PERCEBI QUE A BATERIA CAIU UM PONTO.. ISSO É NORMAL?

    AGUARDO O CONTATO..

  20. Ivan
    junho 9, 2010 às 11:36 pm

    olá, é a primeira vez que leio suas informações e gostei muito! Agora tenho uma preocupação e talvez vocês possam me ajudar. Meu note é novo da marca positivo e quando ele entra em descanso de tela, algumas vezes já aconteceu de ele não retornar imediatamente a tela ao clicar qualque tecla, ele fica com listras na tela pra depois voltar ao normal. É normal isso ou pode ser algum problema?

  21. junho 11, 2010 às 10:30 am

    Olá, Ivan, fico contente que tenha gostado das informações e espero que elas tenham sido úteis. 😉

    Estou passando por um mesmo “problema” só que com um notebook da Philco. Só que não fiquei preocupado, pois acredito ser algo natural dos monitores LCD’s e como o notebook só aparece essa faixa quando volta da tela de descanso (e também volta ao normal rapidamente), achei que não havia motivos para me preocupar. Por quê não há motivos?

    Simples… monitor LCD em sua maioria é acesa com tubos fluorescentes que ficam na lateral, na parte de cima ou em alguns casos, atrás e um painel de difusão redistribui toda a iluminação de forma homogênea, assim deixando a imagem perfeitamente visível.

    O material usado pelos LCD (benzoato de colesteril) vai clareando conforme a temperatura vai subindo. Por isso achei “normal” a pequena faixa na tela após o ligamento rápido do monitor.

    Mas… se você ainda estiver com dúvidas quanto a isso, recomendo você entrar em contato com o próprio fabricante pelo e-mail. 🙂

    Abraços!

  22. Ricardo
    julho 18, 2010 às 9:38 pm

    Olá, tenho um sony vaio modelo vpceb13eb. As vezes a bateria cai de 100% para 99% mesmo estando conectado na tomada, daí a luz da bateria acende e depois apaga quando chega nos 100%. Isso acontece com o note ligado ou até mesmo desligado, mas sempre conectado na tomada. É normal? Ele veio com o windows 7 home, mas eu formatei e particionei o hd e instalei o windows 7 ultimate. Tem alguma diferença? Pode ser o windows que instalei?

    • julho 19, 2010 às 12:03 pm

      Ricardo,

      Como já expliquei em alguns comentários anteriores é normal a bateria descer uma pequena porcentagem mesmo passando apenas um dia desligado (ou até mesmo na tomada como é seu caso), justamente por causa disso é que NÃO se deve guardar a bateria do notebook com menos de 10% da carga, pois ao descarregá-la totalmente isso pode ser prejudicial, tornando até mesmo a bateria irrecuperável.

      O fato da bateria descer para 95% e depois voltar a recarregar é justamente para evitar que ela fique em sempre 100% de forma a evitar possíveis problemas; a Apple por exemplo sempre deixa em 99% de uso da bateria, nunca 100% justamente por causa disso.

      Espero que tenha ajudado, se mesmo assim ainda estiver com dúvida, sinta-se a vontade para perguntar novamente. Caso você estiver precisando de uma outra opinião, minha recomendação é que entre em contato com uma assistência técnica responsável pela Sony aqui no Brasil.

      Abraços!!

  23. FERNANDO
    julho 25, 2010 às 11:51 pm

    Boa noite

    È normal o netbook só começar a recarregar a bateria quando esta está abaixo de 95% de carga?

    Muito Obrigado

    • julho 25, 2010 às 11:58 pm

      Nunca tive contato com um netbook, porém acredito que seja normal pelo que expliquei nos comentários passados (inclusive no ultimo comentário meu falei basicamente sobre isso).

      Abraços!!

  24. Rafael
    setembro 7, 2011 às 3:37 am

    Olá pessoal.
    Uma duvida que não vi aqui no site. O meu notebook eu uso toda vez até a bateria chegar ao fim, depois recarrego até 100% e desligo da tomada, ai uso novamente até zerar a bateria e assim recarrego, e sempre uso assim, tem algum problema usar dessa forma?? Ou voce recomenda usar ele direto na tomada e só algumas vezes deixar só na bateria até ela zerar??

    E quando deixa na tomada direto ele desativa a bateria ou fica sempre passando energia por ela?? Isso não pode acabar com a vida util dela deixando carregar direto mesmo ela estando em 100%??

    Muito obrigado.

    • Yan
      dezembro 5, 2011 às 1:47 pm

      Rafael … Eu acredito que o ideal seria a cada 2 meses vc deixar ela zerar , na verdade, chegar aos 3 ou 1 % e dar uma carga completa. Nao tem porque ter que zerar a carga dela toda vez que usar o note sem estar conectado na energia eletrica. Sempre que posso eu o utilizo na rede eletrica. Nao há perigo ou problema
      Tenho feito esse procedimento desde quando o comprei. Inclusive foi aqui que tirei minha duvida e isso em 2009. Faz é tempo !!!
      Mes passado o note pifou e nao compensa arrumar mas a bateria estava perfeita . Farei a mesma coisa no novo que está pra chegar. Boa sorte !

  25. Cristiane
    dezembro 5, 2011 às 11:30 am

    Bom dia, cheguei a ler 3 artigos sobre esse mais nenhum me esclareceu tanto. agradeço pelo post e junto com ele trago uma perguntinha. Meu note as vezes apita, tipo a cada meia hora ele da um apito, nada escandaloso mais não sei de onde ou porque, não ha nada que explique, programa, etc…
    isso é normal? ele tem poucos dias de uso.

    • dezembro 5, 2011 às 1:17 pm

      Olá, Cristiane.

      Agradeço ao elogio. 😉

      Sobre o “apito”, ele bipa seguidamente e acontece mais alguma coisa? Ou seja, após os bipes ele chega a desligar, reiniciar ou algo assim? Confesso que nunca vi nenhum laptop bipando… então não acho normal.

      Qual é a marca dele?

      Abraços!

      • Cristiane
        dezembro 7, 2011 às 8:57 am

        Olha, ele não faz nada além de da esse bip, só bip e pronto,. a marca é Sim positivo aparentemente normal.
        levarei a um tecnico só pra tirar a dúvida então.
        agradeço a resposta.
        virei mais vezes aqui.
        Abraços.

    • Yan
      dezembro 5, 2011 às 1:26 pm

      Estou achando que esse apito é um algum alerta de temperatura alta. Por acaso vc nao estaria obstruindo a ventilaçao dele ? Tipo … usando-o em cima de algum tecido ou na cama ?

  26. Tiago
    dezembro 28, 2011 às 12:25 pm

    queria saber se tem algum problema eu nunca ter usado meu notebook sem a bateria ele só tem uma semana de uso pois assim que ele chega a 10% eu o carrego de volta e assim sucessivamente . você recomenda usar com a bateria ou apenas ligado na energia elétrica ? muito bom o seu blog .. abraços

    • dezembro 29, 2011 às 1:38 pm

      Tiago, minha recomendação é o que coloquei no texto mesmo:

      Outro conselho é não fazer carga/descarga todos os dias, porque você estará reduzindo os ciclos de carga da bateria, conseqüentemente você estará diminuindo sua vida útil. Muitos, inclusive eu, recomendam fazer a carga/descarga pelo menos uma vez por mês, isso quer dizer deixar a bateria chegar em 1% e colocá-la para carregar até os “100%”.

      Uma bateria possui de 500 a 800 ciclos, então quanto mais ciclos você vai fazendo, mais desgaste vai ocorrendo. Minha recomendação é que use normalmente na tomada, após um tempo use sem energia elétrica, ou seja, somente na bateria até 10% e volte a carregar.

      Acho que é o segredo para manter tudo em ordem. Ficar usando todo dia na bateria e carregando quando ela chega em 10% você estará usando os ciclos…

      Abraços!

      • Sobral
        agosto 5, 2012 às 1:01 pm

        Meu, vcs salvaram o meu notebook que acabei de comprar! hahaha : )

        Eu tava perdida com tanta informação incoerente!
        Mas gostei do blog e das discussões! Valeu mesmo!

  27. Tiago
    dezembro 30, 2011 às 11:38 am

    Muito obrigado Mateus me ajudou muito .. Parabéns aê pelo blog . Abraços !!

    • janeiro 10, 2012 às 8:36 am

      Fico feliz em tê-lo ajudado. 🙂

      Abraços e obrigado!

      • claudio b
        janeiro 25, 2012 às 10:07 pm

        Tempos através li um artigo na net ensinando a recuperar baterias cansadas simplesmente deixando no congelador por 10 dias,fiz isso com uma bateria de 10 anos, e funcionou.

  28. Yuri
    janeiro 21, 2012 às 1:31 pm

    Eu tenho 12 anos e ganhei meu notebook no meu aniversário. Só que um dia o meu notebook chegou a carga de 0% e ele hibernou. Quando botei ele denovo na bateria (ele estava desligado) não passava dos 5%. E quer saber porque não passa dos 5%. Por favor me ajudem

    • fevereiro 25, 2012 às 10:24 am

      Yuri, experimente retirar a bateria a voltá-la no lugar e então tentar carregar novamente. Caso você já tenha feito isso e não voltou a funcionar e estiver na garantia… leve na assistência, pois não era para ocorrer isso. Mesmo que tenha chegado a 0%.

      Abraços!

  29. Alex
    fevereiro 1, 2012 às 1:31 am

    ola caro amigo, colquei um cartao SD em meu not, e quando tentei liga-lo nao consegui.
    Removi o cartao e tentei liga-lo novamente, e ele iniciou normalmente. Oque sera que deve ter ocorrido?

    • fevereiro 25, 2012 às 10:25 am

      Pode ser que o computador tenha tentado dar boot pelo cartão SD e como não encontrou nada… não ligou. É apenas um hipótese, pois não vi o problema.

      Abraços!

  30. Nilzeth
    fevereiro 10, 2012 às 4:39 pm

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se posso deixar a bateria dentro do notebook desligado por vários dias.
    Obrigada.

    • fevereiro 25, 2012 às 10:26 am

      Sem problemas. O que você não pode fazer é deixar por muitos dias a bateria com menos de 50% da carga da bateria.

      Minha recomendação é que deixa em uns 70% mais ou menos e em seguida deixe o notebook desligado com a bateria. 😉

      Abraços!

  31. Gustavo Rodrigues
    fevereiro 15, 2012 às 1:43 pm

    ola!!
    gostaria de parabenizar vocês pelo blog!!
    me ajudou bastante
    mais tenho uma pergunta ainda nao respondida!!!

    Eu comprei esta semana um MacBook Pro!!
    como vcs sabem a bateria nao pode ser retirada!!!
    então o que fazer???
    eu costumo usar o computador toda noite e as vezes a tarde!!
    ele sempre fica na cabiceira da minha cama!!
    o q é melhor eu fazer???

    Deixar ele sempre com o cabo ligado????
    Deixar carregar ate 100% depois tirar o cabo e usar normalmente??
    Deixar carregar sempre quando for dormir e quando acordar tirar ele da tomada??

    OU por favor me indiquem o q fazer!!!!

    estou sem saber e por enquanto eu o uso ate tipo uns 5 % e coloco pra carregar ate 100% ai se vou dormir tiro ele do cabo, como normalmente quando o ligo ele tem 98%, 97% depende! e uso novamente ate aos 5 %

    mais com isso perco ciclos!!!

    agradeço desde ja a ajuda!!!
    obrigado!!!

    • fevereiro 25, 2012 às 10:30 am

      Minha recomendação é que você use normalmente plugado na tomada, mas que de tempos em tempos… pelo menos uma vez ao mês você use pelo menos só com a bateria até os 5% ou 10% de carga e volte a carregar.

      Sobre diminuir para 98% a carga de um dia pro outro… isso é normal! 😉 É justamente por isso que sempre recomendo quando vai deixar o notebook parado nunca deixá-lo com a bateria praticamente zerada.

      Evite ficar usando os ciclos… estou com um notebook que sua bateria já faz mais de 1 ano e meio que está em seu perfeito estado. Funcionando como se fosse nova! E sempre utilizei na tomada e de tempos em tempos (30 dias) eu uso somente com a bateria voltando a carregar quando chega em 10%.

      Abraços!

  32. Rafael
    março 26, 2012 às 11:54 pm

    ola!tenho uma duvida…
    Uso meu note em a bateria com ele conectado a rede eletrica.
    onde é o melhor lugar para se guardar a bateria , e queria saber tambem si é melhor guardar a bateria DESCARREGADA ou CARREGADA (100%) . Comprei esse note em média de 4 meses

    • abril 22, 2012 às 1:46 am

      Rafael, guarda a bateria com 50% da carga. Sempre. É o melhor… nunca com 100% e nunca abaixo dos 50%.

      Abraços!

  33. Ivison
    junho 13, 2012 às 11:48 am

    Ola mateus, por favor me tire uma dúvida, posso carregar meu not com um carregador, cuja voltagem é superior a dele? No caso meu not é de 19V, posso colocar um de 32V?.

    Desde ja obrigado.

    • agosto 7, 2012 às 10:46 pm

      Não! Nunca use uma fonte diferente da suportada pelo seu computador, isso a longo prazo é prejudicial. 🙂

      Abraços!

  34. Dani
    julho 31, 2012 às 9:38 pm

    Ola…
    Comprei meu note faz 6 dias, estou o usando direto na tomada, no icone da bateria aparecia ligado na tomada com a bateria em 100%, totalmente carregada. agora ele so fica em 97 % e conectada, mas sem carregar. O que pode ter acontecido? Isso é normal?

  35. Ismael Lavallos
    agosto 16, 2012 às 1:26 pm

    Olá Mateus!

    Só estou passando para dar os parabéns pelo blog e pelo post! Muito esclarecedor! Seguirei as recomendações com meu novo notebook.

    E legal a sua paciência também… a maioria das perguntas aqui poderia ser evitada se os visitantes separassem cinco minutos para ler as perguntas feitas antes! E você respondeu todas, tranquilamente!!! Muito legal!

    • novembro 10, 2012 às 12:06 pm

      Fico feliz em saber que ajudou as dicas! 🙂

      Quanto a paciência, agradeço o elogio, tento sempre ser paciente quando as perguntas são cordiais. Até porque acho importante ter dúvidas em um mundo que hoje parece tratar as duvidas com descaso e fazer ode as besteiras!

      Grande abraço!

  36. Diêgo Rafael
    novembro 8, 2012 às 1:08 pm

    Quando vc diz que ” E sempre utilizei na tomada e de tempos em tempos (30 dias) eu uso somente com a bateria voltando a carregar quando chega em 10%”, sempre na tomada, certo? Porém sem a bateria?
    É preciso deixar sempre na tomada sem a bateria conectada no note e de tempos em tempos colocar a bateria e utilizá-la como disse no comentário?

    Obrigado… li o texto e todos os coments, mas ao fim fiquei com essa dúvida.

    • novembro 10, 2012 às 12:04 pm

      Olá, Diego.

      Eu utilizo na tomada direto com a bateria. O que eu faço é a cada 30 dias utilizar o notebook somente com a bateria para não deixar ela ‘parada’. 🙂

      Minha recomendação é que se for guardar a bateria, sempre guardá-la com 50% de carga: nunca cheia e nem quase vazia.

      Abraços!

  37. anderson
    março 18, 2013 às 2:44 pm

    tenho um notbook carrego a bateria ate 100% desligo ele e torno liga,ai a bateria ja esta basicamente na metade da carga,ele é novinho nao tem nem um mes ainda deuso oq esta acontecendo

  38. marina
    dezembro 18, 2013 às 9:59 am

    Olá… Comprei um notebook e estou usando a mais ou menos três dias. Deixei carregar e até então usei normalmente, porém, ontem a noite liguei e usei aproximadamente 20 minutos, a bateria estava em 90%, hoje quando fui usa-lo novamente pela manhã, ele não ligou e dava sinal de estar descarregado…não sei o que aconteceu. Mas hoje quando fui desliga-lo de novo, percebi que uma luzinha azul continuou acessa, sera esse o motivo?

    • fevereiro 22, 2014 às 9:47 am

      Marina, entre em contato com quem vendeu seu notebook, pois ele pode estar com algum problema de hardware. 😉

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

