Início > Artigos > Pergunta que ofende?

Pergunta que ofende?

Esses dias eu me deparei com algumas reportagens sobre a Amazônia. Nelas, haviam opiniões de todo canto do globo; estavam todos “preocupados” e querendo meter o bedelho.

Não sou nacionalista, nem alguém utópico que acha que ‘está tudo bem’ e que não precisa de medidas urgentes, entretanto tem uma pergunta na minha cabeça que me incomoda muito.

Por que os Estados Unidos e a Europa puderam consumir toda a energia (e recursos) que quiseram durante a fase de seu desenvolvimento, e agora países como o Brasil, China e India precisam ficar criando restrinções?

Veja, alguns diram: “Mas naquele tempo as coisas eram diferentes…”. Eram diferentes? Gostaria muito que me apontassem essas diferenças, já que não as vejo. O mundo continua competitivo da mesma maneira, todos querem uma fatia do mercado e com esse achatamento global, ninguém quer/pretende ficar para tras.

Por motivos geopolíticos, os que se colocam no pedestal para criticar, precisam abaixar a bola. Que direito países que usaram suas matrizes como bem entenderam para seu desenvolvimento (e consumo) querem agora dizer não para a nossa vez? As coisas não são tão simples assim…

Medidas severas (e sérias) precisam ser tomadas e se países desenvolvidos quiserem ajudar, com sugestões, medidas ou verbas, tudo bem, do contrário tais sugestões não terão qualquer valor.

Ou então, países como os Estados Unidos podem dar o exemplo; mudando seus padrões de consumo. Só assim, eles teriam alguma credibilidade para querer “ensinar” os outros.

Até o momento… não vejo nenhuma conversa “civilizada” sobre assunto.

EDITADO: Aproveitando, leiam o texto do Cristovam Buarque: A Internacionalização do Mundo

Abraços.

Anúncios
Categorias:Artigos
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: