Início > Artigos > Qual é o papel da escola? E do aluno?

Qual é o papel da escola? E do aluno?

Eu tinha em mente escrever um post sobre organização e métodos para as horas de estudos, mas lembrei que eu já tinha escrito aqui sobre isto, então irei falar sobre qual é a responsabilidade da escola e do aluno.

Durante todo o Ensino Médio, ouvi professores com aqueles sermões-chaves: “Você tem que estudar para ser alguém na vida…”, “Estudar é importante…”, “O mercado de trabalho está cada vez mais seletivo e estudar é a melhor forma de conseguir um bom lugar neste mercado”, …entre outras puxadas de orelha.

Sinceramente, esses sermões foram falados de uma maneira pouco tocante para a maioria, pois de certa forma eles eram “agradáveis” e não mostravam a [dura] REALIDADE. Sermões na hora certa são importantes, todavia eles precisam mostrar a realidade para o aluno, pois este precisa saber como é o mundo que ele irá enfrentar.

As escolas não apresentam a realidade como ela realmente é. Pais, professores, diretores, etc. durante um bom tempo passam a mão na cabeça de aluno, só que no mundo da pílula vermelha a coisa não é bem assim; nem sempre pais, professores, diretores (e companhia) estarão como pilares para sustentar os erros cometidos pelos filhos/alunos. Chega uma hora que é preciso andar com as próprias pernas e pagar pelos próprios erros.

Não é ensinado aos alunos que o mundo não sente pena e que ele não pára porque algo que você fez deu errado, muito pelo contrário, ele te atropela se você ficar no meio do caminho. Essa pode parecer uma visão assustadora, mas é a realidade, e os alunos não são apresentados a ela para a encará-la com maturidade, mas, sim, com insegurança.

Não estou dizendo que devemos aterrorizar os alunos com tudo de podre que o mundo tem, mas não dá para mostrar somente as coisas incríveis e maravilhosas. Algumas vezes, passamos a mão na cabeça durante MUITO tempo e isso acaba sendo prejudicial.

A melhor maneira para se ter bons alunos é mostrar desde cedo qual é o SEU papel na escola. É mostrar que a escola não é um encontro de amigos em que se bebe cerveja e come amendoim enquanto a porção de fritas não chega; mas um LOCAL DE TRABALHO. Fico pensando: será que os alunos pensam que no campo de preenchimento ‘profissão’ o ‘estudante’ está lá apenas para preencher espaço em branco?

Escola é coisa séria e tem hora para tudo. A impressão que tenho é que as salas de aula representam o nosso Congresso Nacional; todos falando ao mesmo tempo, diversos assuntos fora do escopo sendo tratados em hora errada, isso para não falar daqueles com o celular no ouvido. Uma verdadeira falta de organização e respeito.

Disciplina e responsabilidade são “matérias” que os alunos tem pouco (ou quase nenhum) conhecimento. Infelizmente.

Espero que um dia isso mude.

Abraços.

Anúncios
Categorias:Artigos
  1. agosto 11, 2010 às 6:33 pm

    en uma parte você tem razão mas en outra foi burro era melhor nem dizer nada

  2. agosto 11, 2010 às 8:56 pm

    Isabel, burro?

    Por favor, ler um texto e apresentar uma crítica dessas — que não possui um pingo de cordialidade –, fica difícil haver uma discussão.

    Já que você se deu ao trabalho de ler e pelo visto refletir sobre o que estou dizendo, mostre o que não lhe agradou, elabore; garanto que você é muito mais do que a forma grosseira como mostrou seu comentário.

    Abraços!

  3. Lana
    julho 30, 2011 às 9:23 am

    é muito difícil encontrar alguém que fale a verdade, pois essa é a verdade: alunos não querem responsabilidades, querem nascer com um chip do conhecimento para não ter q pensar…Essa é a realidade!!

    • Ana Nobre
      novembro 2, 2012 às 8:45 am

      Concordo plenamente.

  4. elis
    novembro 16, 2011 às 10:55 pm

    gente educação é o que está em questão…

  5. Gabriel
    agosto 13, 2012 às 6:52 pm

    Sou seu fãs cara !!!!!!!!! vlw mesmo, me salvou de uma surra

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: