Início > Artigos, Física, Matemática > E a matematica?

E a matematica?

Esse post é uma preocupação (e indignação) com o ensino da matemática no Brasil. Veja, eu não tenho a intenção de ficar fazendo picuinhas e colocando defeito nisso ou naquilo, afinal eu ainda não tenho experiência para isso.

O que tenho em mente, é colocar simples afirmações matemáticas que alunos do Ensino Médio tem dificuldade em julgá-las. Coloco que essas afirmações são o mínimo que um aluno deve saber, pois para um entendimento em Física ou em qualquer outra matéria são afirmações, eu diria, essenciais.

Acredito que todos nós temos um papel fundamental na educação, e do jeito que está, o esforço vai ter que ser [bem] grande; a coisa está mais feia do que eu imaginava. Acho que precisamos ensinar a nossas crianças que suar a camisa não significa apenas jogar futebol no campinho.

Estudar não é fácil, é preciso aprender a aprender e para isso é preciso muito suor.

As afirmações são as seguintes:

(1) Se 1/R = 1/R1 + 1/R2, então R = R1 + R2.
(2) (a + b)² = a² + b²
(3) Se o diâmetro de um círculo é 10^-8 cm, então seu raio é 10^-4 cm.
(4) O raio do círculo a que se refere a questão 3 é 5^-8 cm.
(5) A/B + X/Y = (A+B)/(B+Y)
(6) Considere um triângulo retângulo. Se o lado menor adjacente a um ângulo de 60° tem 1 cm, então a hipotenusa tem sqrt[3] cm.
(7) 4 dividido por 1/2 é 2.
(8 ) sqrt[16ab] = 4ab
(9) sqrt[10³] = 5³
(10) 1/(a+b) = 1/a + 1/b
(11) Suponha que a e b são números negativos e b/a é maior que 1, então (a-b) é negativo.
(12) 10^-10/10^-5 = 10^-15

Veja, as perguntas são claras e objetivas e tinham em mente ver o conhecimento básico (mínimo) que o aluno tem de afirmações matemáticas. Não era preciso justificá-las, e sim, dizer se as afirmações eram verdadeiras ou falsas.

Como eu disse anteriormente, a coisa está feia… e preocupante.

EDIT: Só para desencargo de consciência, *TODAS* essas afirmações matemáticas são *FALSAS*, ou seja, estão erradas. Resolvi afirmar isso, com medo de alguém pensar que alguma delas estaria correta. De qualquer forma, se tiverem a curiosidade de saber quais seriam as respostas corretas para as afirmações, deixe um recado que eu crio um post para as respostas.

[]’s

Categorias:Artigos, Física, Matemática
  1. imacmorion
    maio 15, 2008 às 3:53 pm

    É…to ferrado x(

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

