Início > Artigos, Física, Matemática, Química > Orientações

Orientações

Boa tarde para o pessoal.

Hoje acabou horário de verão, ou seja, acabou a mordomia de ir para escola quando ainda estava escuro e não muito quente. Por falar nisso, por aqui está parecendo a sala de espera do capeta, de tão quente.

Essa semana, pensei em alguns assuntos para colocar no blog, e ontem conversando com uma amiga, optei por deixar algumas dicas de estudo. Vou fazer da seguinte maneira, vou falar meu método de estudo, e logo em seguida, coloco alguns links com ‘dicas’ que encontrei pela internet. Espero que seja útil para alguém.

O que eu faço é o seguinte, depois de ter assistido as aulas na escola; chego em casa, almoço, dez minutos cronometrados de descanso, geralmente o suficente para ouvir uma boa música para relaxar. Passado esses dez minutos, começo a organizar os livros e materiais que vou usar de acordo com os tópicos tratados no dia (essa organização poupa um trabalhão).

Terminada a ‘organização’ e escolhida uma matéria, começo a ler a teoria, faço a leitura do livro-texto e em seguida a leitura de um livro, como um complemento. Em seguida, dou uma retomada nos conceitos oralmente, e tento encaixar aquilo que li com outras matérias [quando é possível] ou mesmo com algo que já aconteceu no dia-a-dia, feito isso, escrevo os principais conceitos em uma folha (resumo), e depois passo para a resolução de exercícios.

Sinceramente, nunca parei para fazer uma média de quantos exercícios resolvo por dia, faço até achar que é o suficiente. Se é uma matéria complicada, mais exercícios.

Estudo três matérias por dia, com pausas entre elas. Dependendo, não consigo seguir essa rotina, então jogo algumas matérias para o sábado.

Terminado a resolução dos exercícios e quando tenho tempo, venho para o computador, leio as notícias do dia. E procuro algo relacionado a matéria que aprendi, ou alguma curiosidade.

Domingo, na maioria das vezes, evito os livros escolares. Fico na frente do computador, ouvindo uma boa música, lendo algo relacionado a minha área (computadores), vejo um filme ou então leio um livro “diferente”.

E claro, tenho meu lazer; academia, sair com os amigos para conversar, ótimas conversas de mesa com meus pais, etc.

Alguns links:

Brasil Escola – Dicas de estudo
Sua Pesquisa – Orientações de Estudo
Pesquisa Escolar – Guia do Estudante (Esse, não olhei a fundo para saber se as dicas são realmente boas)

[PS]: De orientações e dicas acho que é só. Se eu conseguir organizar tudo por aqui, mais tarde faço outro post com alguns links interessantes que estou lendo.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. maio 20, 2008 às 3:43 pm

Deixe um comentário

