Início > Artigos, Física > Cinemática

Cinemática

Acredito que sempre a pergunta inicial seria; “Afinal de contas, o que é cinemática? O que ela estuda?”

Cinemática, do grego Kinema, é a parte da Física que tem por objeto o estudo do movimento (kinema) dos corpos sem levar em conta os agentes que o produzem ou mantêm. O movimento de um corpo como um todo pode ser estudado através da observação do comportamento de apenas um ponto. Nesse caso, o corpo é um ponto material>. Movimentos de corpos que podem ser considerados pontos materiais; concentram-se na verificação de posições sucessivas de pontos isolados.
Não é possível afirmar se um ponto material está em repouso ou em movimento, sem antes escolher um corpo como referencial[1].

Para ficar mais fácil, vou utilizar um exemplo; um carro trafegando em uma estrada, está em movimento em relação a uma árvore, e em repouso em relação ao motorista.

Uma curva traçada unindo posições de um ponto material, em relação a um certo referencial, recebe o nome de trajetória. Não confundir TRAJETO com TRAJETÓRIA.

Diferenças;

Trajetória: linha percorrida por um corpo em movimento.
Trajeto: espaço a ser percorrido.

Feito isso e tendo uma noção de posição (espaço), podemos partir para deslocamento escalar (Δx); que indica mudança de posição em um dado intervalo de tempo.

Tratando um pouco sobre velocidade[2]; vamos tomar como exemplo um carro que percorre um trecho com velocidade variável e que se desloca 100km em 2 horas. Dividindo seu deslocamento pelo tempo, obtemos 50km/h. Mas, em nenhum momento essa velocidade quer dizer que o velocimetro marque sempre 50km/h, afinal, ela é variável. Em alguns trechos, a velocidade estará acima de 50km/h, em outros estará acima, e assim por diante. O que podemos dizer é que a velocidade média é de 50km/h. Isso quer dizer, que se o carro estivesse se movimentando a uma velocidade constante de 50km/h, percorreria os mesmos 100km em 2 horas.

[PS]: Acho que o básico está ai, infelizmente esse resumo ficou parado algum tempo por aqui, o que significa que posso ter esquecido alguma coisa. Qualquer erro ou dúvida, comments. 🙂

Mais tarde coloco algumas notícias, leituras, etc…

[1] Referencial
[2] Velocidade

Anúncios
Categorias:Artigos, Física
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: