Física

Como já havia prometido, ou se preferir um discurso político, eu tinha um compromisso com vocês (risos), hoje irei falar em particular um pouco sobre a Física.

Pretendo logo em seguida (amanhã!) escrever sobre Geometria Plana e Óptica Geométrica, “ligando” os dois assuntos, de forma a atualizar meu blog e revisar matéria, e talvez ajudar de certa forma alguém. E claro, se tiver dúvidas à respeito, deixe comentários; e críticas também são bem vindas. Fiquem a vontade.

Então, vamos lá;

O que a Física estuda? A Física, estuda vários fenômenos naturais, e um deles é o movimento. Estudar um movimento é descrever e determinar suas causas. O movimento é estudado na Física pela parte conhecida como Mecânica[1]. Outro ramo da Física denominado Termofísica[2], ou Termologia[2] estuda basicamente como medir e como alterar a temperatura de um corpo, os efeitos da mudança de temperatura e as mudanças de estado de agregação[3]. A Óptica[4] é um ramo que estuda o comportamento da luz nas mais diversas situações, exemplo, quando ela incide em espelhos e lentes, ou quando passa do ar para a água; ela estuda também os aparelhos ópticos, como telescópios, microscópios e o globo ocular (visão humana). A Acústica[5], é outro ramo da Física, este estuda a formação, propagação e as propriedades das ondas sonoras. Eletricidade[6], estuda os fenômenos relacionados a carga elétrica – esteja em repouso ou em movimento.

Poderíamos reparar em todos esses fenômenos físicos, em uma apresentação de teatro. Encontraremos fenômenos mecânicos, térmicos, acústicos e elétricos. Procure observar e identificar cada um; “Procure pensar por conta própria. O custo será fazê-lo. O benefício será tê-lo feito”, Mário Bunge, filósofo Argentino, só para citar mesmo. 🙂

A divisão da Física em ramos, podemos dizer que é um recurso para organizar o estudo dessa ciência. Na realidade, cada assunto é interdependente, o que permite estabelecer relações entre fenômenos físicos de natureza diferentes. Exemplo, em uma lâmpada, há fenômenos elétricos, térmicos e ópticos relacionados entre si. Ou seja, os fenômenos físicos se relacionam. Ae talvez venha a pergunta, o que diabos tem em comum a queda livre e a reflexão da luz, para que sejam estudadas pela mesma ciência?

De modo geral, os fenômenos físicos admitem modelo matemático[7]. Por exemplo, com a queda livre, existe um modelo matemático que relaciona altura com o tempo de queda. Já no caso da reflexão, outro modelo, relaciona o ângulo de incidência com o ângulo de reflexão. O modelo matemático é sempre uma relação matemática entre grandezas físicas[8].

[PS]: Basicamente, uma explicação bem rápida do que é Física. Nada como ter copiado tudo que o professor falava em sala, e ter dado uma bela lida em um ótimo livro texto da escola. Caso encontrem algum erro, comentem que faço questão de corrigir. E digo novamente, blog muitas vezes para mim, ajuda barbaridade em termos de revisão, espero estar contribuindo para alguém.

[1] Mecânica clássica
[2] Termofísica ou Termologia
[3] Matéria (Terceiro parágrafo fala sobre estado de agregação)
[4] Óptica
[5] Acústica
[6] Eletricidade
[7] Portugues: Modelo Matemático English: Mathematical Model
[8] Grandeza Física

[Obs]: Bom, geralmente coloco os textos da Wikipedia em inglês, afinal é mais confiável. No entanto, como estou visando essa explicação para alunos novos, que estão tendo o “primeiro contato” com a matéria, acho que ficaria mais fácil para eles, o português.

Anúncios
Categorias:Artigos, Física, Matemática
  1. Larissa Silva
    abril 10, 2008 às 7:42 pm

    Olá.
    Esse foi um um dos melhores e mais interessantes blogs que já precisei
    usar.
    O ”caminhos para a liberdade” precisei para um trabalho escolar,curso o primeiro ano do ensino médio,então o meu trabalho todo foi retirado desse
    interessantissimo blog.

    Parabéns ao criador espero, sempre que precisar, ter novidades para estudar no blog

    um beijo e uma forte abraço a todos os usuarios desse blog!

    Larissa Silva

  2. abril 11, 2008 às 8:01 pm

    Olá, Larrisa.

    Obrigado pelo comentário e eu que agradeço sua visita ao blog. Espero que eu possa ajudar muitas outras vezes com as informações contidas aqui.

    O meu objetivo com esse blog é despertar o interesse — principalmente pelos alunos de Ensino Médio — pela Física e pela Matemática.

    Ler comentários como este vejo que estou atingindo meu objetivo, e isto é um estimulo para continuar escrevendo e selecionando as notícias de todos os cantos. 🙂

    Abraços.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: