Início > Artigos, Física, Matemática, Química > Ciências Naturais

Ciências Naturais

É, ontem voltaram minhas aulas; agora é pegar firme para conseguir passar no vestibular (tomara!). Não tenho muito a dizer sobre ontem, apenas que tivemos uma palestra com um promotor da minha cidade, ele conversou um pouco sobre algumas “atitudes” dos jovens , e fez algumas perguntas sobre à sociedade. Gostei bastante, com exceção de alguns comentários de alguns alunos que no meu ponto de vista soavam preconceituosos. Mas isso não vem ao caso…

Como já diz o título do poste, irei falar um pouco sobre Ciências Naturais, afinal dou uma introdução à Física. Inclusive, pretendo falar um pouco à respeito dessa ciência no meu próximo poste, ou nesse mesmo, vamos ver meu ânimo durante a escrita. 🙂

Agora vamos deixar de conversa e começar isso aqui logo;

No século XIX, as pessoas tinham conhecimento de descobertas científicas e de novos produtos industriais por intermédio de feiras internacionais. Em uma delas, Feira Internacional de Crystal Palace, Londres, 1851, foram mostradas novidades da época; revólver de repetição inventado por Colt, produtos de borracha, uma charrete mais leve que as outras, uma nova foice, entre outros. Essas novidades despertavam um enorme interesse nas pessoas.

Outra dessas feiras, dessa vez uma versão mais atual do século, World Exposition, aconteceu em Las Vegas, em março de 1996, a principal diferença entre essa feira e as outras, foi sua organização/apresentação. Essa, não teve um local específico para sua exibição, diversas pessoas de diversos países puderam visitar a exposição, sem se quer colocar o pé na rua, por meio do sistema de comunicação da internet.

Esse sistema por sua vez parecia tão inácreditável em 1950, como um avião no início do século XIX. Por isso, muitos consideram importante discutir como será um tratamento médico, veículo, um computador, ou o que é politicamente certo daqui a 50 anos…
Mas também é muito importante saber como se chegou a isso que já existe. A tecnologia que temos em nossas casas, escritórios, bibliotecas, etc; tudo isso é resultado de milhares de anos observando a natureza, descobrindo leis e utilizando-as, ou seja, estudando as Ciências Naturais.

Quando dizemos observar a natureza não significa sentar em um banco de praça e ficar vendo pássaros voarem, pedras rolarem, estrelas brilharem. O que queremos dizer, é que há uma necessidade de um instrumento de observação. Você consegue imaginar a Astronomia sem telescópio[1]? E a Biologia sem microscópio[2]? Ou seja, em muitos casos a observação exige medidas.

Exemplo disso; a Theory Atomic[3], para chegar a conclusão de que as substâncias que participam de uma reação química estão sempre numa mesma proporção, não bastou apenas “ficar olhando” para a reação química; foi necessário “medir as massas” das substâncias reagentes de cada reação química. Na Física, a importância da medida é tão grande que geralmente costuma-se dizer que o observador não é aquele que observa, mas aquele que mede.

As Ciências Naturais, passaram a ser divididas em; Biologia, que estuda os seres vivo; Química, fenômenos em que há transformação na composição da matéria; e a Física, que estuda os fenômenos naturais que admitem modelo matemático.

[PS]: Sobre a Física, vai ficar para a próxima, quero preparar uma coisa bem feitinha. E sobre o que escrevi acima, quero deixar claro que sou apenas um aluno de Ensino Médio, portanto posso cometer erros, peço então que se vereficarem algum, por favor deixe comentários. Não quero deixar de maneira alguma algo errado por aqui. 🙂

[1] Telescope
[2] Microscope
[3] Atomic Theory

Anúncios
  1. Mariana
    fevereiro 22, 2007 às 7:28 pm

    Para um aluno do ensino médio vc é muito bom. Apenas precisa pesquisar mais sobre as Ciências Naturais. Ela nunca deixou de existir e como vc divide em Biologia,Fisica e Quimica parece que ela desmembrou e desapareceu. Nada disso. Ciências Naturais é muito mais do que vc pôde escrever.Vale a pena saber mais.

  2. fevereiro 25, 2007 às 8:15 pm

    Antes de tudo, obrigado pela visita Mariana.

    Bom, meu post foi apenas uma introdução (se é que posso chamar assim), acho que eu não iria conseguir escrever em tão poucas linhas o que é as Ciências Naturais (como você mesmo disse).

    E infelizmente, cometi um deslize em deixar essa impressão – de que a Ciências Naturais desapareceu – vou tentar ‘reparar’ esse erro, com alguns links adicionais.

    E obrigado pela crítica construtiva. 🙂

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: