Início > Artigos > Divulgação Científica

Divulgação Científica

Esses dias estavamos discutindo sobre pseudociência, na comunidade de Física do Orkut; entre os pontos da discussão, estavamos justamente comentando que o aumento da Divulgação Cientí­fica, de uma certa forma poderia melhorar esse “bicho papão”. Resolvi então dar uma procurada, para saber mais sobre a Divulgação Científica no Brasil; quando me deparo com isso, Seminário sobre divulgação cientí­fica mostra fosso entre academia e sociedade.

Alguns trechos da notícia:

Estratégias para a divulgação cientí­fica na sociedade do conhecimento: este foi o tema de um seminário realizado na quinta e sexta-feira passadas na Faculdade de Veterinária da USP, São Paulo.

[…]

Contudo, as esperanças de que aquele poderia ser um foro do qual sairiam definições práticas e caminhos de ação, estas esperanças se esvaíram quando começou a falar o eminente professor francês Baudouin Jurdant. Num instante, parece que fomos transportados para outro evento, que bem poderia chamar-se Pressupostos Ontológicos da Divulgação Científica.
Eliminado o viés prático – como seria característico de um evento que busca traçar estratégias – o debate voltou-se inteiramente para o interior da academia. A sociedade estava de fora e, no entender do palestrante, lá deveria continuar.

[…]

Sob o mote de que sua “vulgarização da ciência” só levaria a uma “colonização científica da ignorância”, o ilustre palestrante brindou a seleta platéia com a idéia de que ciência sem linguagem científica é ideologia.

Ideologia é acreditar que a ciência se faz apenas pela ciência; ideologia é tentar manter o saber apenas para os iniciados. Ideologia é tentar convencer os “ignorantes” de que eles devem continuar ignorantes ou então se tornar cientistas.

[…]

“Isso só gera saber de salão, reforçando a retórica de quem quer usar a autoridade da ciência em seu próprio proveito, para demonstrar erudição,” destilou Jurdant. Lendo de outra forma, deixem a autoridade da ciência para os cientistas, deixem a erudição para os cientistas; só faltou ele falar “consulte um cientista,”…

[…]

Então, concordo com o que disse Lorena Martinez[1]; “Como se já não bastasse a falta de incentivo à Ciência, dificuldades na divulgação da mesma, tem mais essa.”

Links:

[1] Profile Lorena Martinez @ Orkut

[2] Portal LivRe!

Anúncios
Categorias:Artigos
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: